sexta-feira, 20 de abril de 2012

Convites




Os convites de casamento são muito mais do que o anúncio do casamento aos familiares e amigos. São a carta de apresentação, o prelúdio do que será a festa de casamento e uma declaração de intenções. Por isso devem estar bem feitos.
Apesar de existirem centenas de tipos de convites de casamento diferentes, existem algumas regras básicas sobre a informação que devem conter e a ordem em que deve aparecer tal informação.
Que dados devem aparecer?
  • Os nomes dos noivos
  • Os nomes dos pais dos noivos
  • O lugar, data e hora da cerimônia
  • Os endereços e/ou telefones de ambas as famílias
  • O pedido de confirmação de presença
No mesmo cartão ou em outro, indica-se o lugar e hora da recepção.



Em que ordem deve aparecer os dados?
O protocolo contempla diferentes colocações, apesar da mais clássica ser: em cima à esquerda os nomes dos pais da noiva; em cima à direita os nomes dos pais do noivo; embaixo, centrado, o lugar, a data e a hora da cerimônia; o endereço e/ou telefone da noiva debaixo à esquerda, e a do noivo à direita. Por fim indica-se o pedido de confirmação de presença com a sigla R.S.V.P. que se coloca de maneira centrada na parte inferior do cartão.
Exceções e variantes
Queremos anunciar o convite: em alguns casos, quer seja porque o casal já mora junto ou porque já estiveram casados antes, ou simplesmente porque lhes parece melhor, os noivos decidem não pôr os nomes dos pais nos convite, de modo que apenas aparecerão os seus e, em seguida, o resto dos dados que assinalamos em cima.
A mãe de um de nós é viúva: neste caso, o nome deve figurar seguido da expressão “V.a de (nome e sobrenome do falecido)”.



Pais separados ou divorciados e que voltaram a casar:
 independentemente do estado civil dos pais dos noivos, se os nubentes decidem que vão ser os seus pais a anunciar o convite de casamento, ambos devem aparecer. Neste caso, figurará o nome de solteira da mãe.
Um de nós é órfão: quando um dos nubentes é órfão, pode optar-se por prescindir dos nomes dos pais no convite, ou indicar o nome dos padrinhos de batismo ou das pessoas que tomaram conta dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu